sábado, 18 de fevereiro de 2017

PLANO DE CURSO COMPONENTE CURRICULAR GEOGRAFIA


PLANO DE CURSO
COMPONENTE CURRICULAR
GEOGRAFIA


Professor:
Julcelho Marins da Silva


ANO/SÉRIE:  9°             
                                                                          

SERINGUEIRAS-RO
2017


            JUSTIFICATIVA:

            A Geografia tem por objetivo contribuir para uma leitura crítica das contradições e conflitos inerentes a investigação sobre a dimensão do espaço geográfico no âmbito natural, social, econômico e político. Enquanto ciência a disciplina de geografia auxilia o sujeito aluno a interpretar o mundo, tornando-o capaz de pensar o espaço e perceber-se como parte integrante dele.
Durante algum tempo, acreditou-se que o desenvolvimento científico e tecnológico seria suficiente para elevar as condições de vida de toda a humanidade a novos patamares de bem-estar. Essa crença foi destruída pelo panorama de um mundo em que as desigualdades, tanto entre as camadas de uma população quanto entre países ou continentes, tornam-se mais profundas. Por ser uma disciplina que estuda e desvelam essas relações, a Geografia tem lugar privilegiado na construção, pelo aluno, do conhecimento do espaço historicamente produzido. E o estudo da Geografia será fator fundamental na formação de um aluno cidadão, na medida em que permitir a ele apropriar-se desse conhecimento e compreender criticamente sua realidade e suas possibilidades de agir na transformação de um mundo com relações mais justa e solidária
            OBJETIVO:
            Proporcionar condições e oferecer ferramentas conceituais para que os alunos possam compreender de modo crítico a maneira pela qual a realidade social é construída, e o quanto a ação dos sujeitos resultam em diferenças modos de percepção dessa realidade. Ao define e estabelecer como objetivo a busca de competências, mediante o desenvolvimento de habilidades especificas, espera-se que a natureza relacional do saber histórico contribua efetivamente para a formação de indivíduos indagadores, criativos participantes efetivos na sociedade.




BIMESTRES

EIXO TEMÁTICO

CONTEÚDOS

COMPETÊNCIA/ HABILIDADES

METODOLOGIA

RECURSOS


B
I
M
E
S
T
R
E













A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS E AS NOVAS TERRITORIALIDADES EM REDE.

UM SÓ MUNDO E MUITOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS.

    Ø Geopolítica e economia mundial.
A Guerra Fria e o fim da URSS.
Geopolítica atual.
Globalização.

       Ø  Europa.
Europa - dinâmica da natureza.
Europa - dinâmicas demográficas e questões étnicas.
Europa – realidade socioeconômica.
A Rússia.













Identificar as diferentes fases do Capitalismo: comercial, Industrial e financeiro.
 Relacionar Capitalismo, Imperialismo e Guerras Mundiais
Compreender os processos geopolíticos relacionados à Guerra Fria.
Analisar os conflitos e disputas no espaço mundial
Contemporâneo.
Localizar o continente europeu e observar seus limites geográficos.
Localizar caracterizar e diferenciar as regiões européias, distinguindo as
unidades naturais (tendo como base os biomas terrestres), econômicas, políticas e culturais.
Identificar a estrutura e a dinâmica da população no
continente europeu
.

Compreender a estrutura
produtiva agropecuária
e industrial no continente
europeu , identificando
os seus impactos ambientais
Compreender as principais
questões do continente europeu , tais como crise econômica de países membros da UE, envelhecimento da população , migrações , conflitos , xenofobia etc.













Ler mapas e localizar no contexto estudado;
Utilizar diferentes linguagens nas explicações;
Apresentação de trabalhos individuais e coletivos;
Leitura, interpretação e produção de textos;
Aula audiovisual;
Debates;
Exposição;
Estudo dirigido;
Pesquisas
Aulas expositivas;
Apoio do livro didático;
Internet;
Lousa;
Pincel;
Retroprojetor;
Instrumentos de medida;
Mapas;
Globo;
Sala
ambiente.

BIMESTRES

EIXO TEMÁTICO

CONTEÚDOS

COMPETÊNCIA/ HABILIDADES

METODOLOGIA

RECURSOS


B
I
M
E
S
T
R
E







UM SÓ MUNDO E MUITOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS

  Ø  Ásia: diversidade, desenvolvimento e conflitos.
Ásia – diversidade natural e questões ambientais.
Rússia.
Oriente Médio.
Japão e Tigres Asiáticos.
China.
Índia.

















Localizar o continente
asiático e observar seus limites geográficos
 Analisar as dinâmicas
naturais em sua relação com as dinâmicas socioeconômicas na
Ásia de Monções.
Localizar caracterizar
e diferenciar as regiões
do continente asiático,
distinguindo as unidades
naturais (tendo como base os biomas terrestres) e estacando
os blocos econômicos
constituídos na região
Compreender a estrutura da produção agropecuária,
industrial e cultural
nas regiões da Ásia
(China, Índia,Tigres Asiáticos e Japão).
Identificar os impactos
do modelo de produção
social do espaço sobre o
meio ambiente

Ler mapas e localizar no contexto estudado;
Utilizar diferentes linguagens nas explicações;
Apresentação de trabalhos individuais e coletivos;
Leitura, interpretação e produção de textos;
Aula audiovisual;
Debates;
Exposição;
Estudo dirigido;
Pesquisas






Aulas expositivas;
Apoio do livro didático;
Internet;
Lousa;
Pincel;
Retroprojetor;
Instrumentos de medida;
Mapas;
Globo;
Sala
ambiente.

BIMESTRES

EIXO TEMÁTICO

CONTEÚDOS

COMPETÊNCIA/ HABILIDADES

METODOLOGIA

RECURSOS


B
I
M
E
S
T
R
E











UM SÓ MUNDO E MUITOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS

        
      Ø  África.
África – a influência externa.
África – dinâmicas externas.
África – dinâmica da natureza.
África – realidade socioeconômica.
África do Sul.



















Localizar o continente
africano e observar
seus limites geográficos.
Localizar, caracterizar
e diferenciar as regiões
africanas, destacando as dinâmicas naturais
(tendo como referência os biomas terrestres) e
as relações culturais,
religiosas, socioeconômicas e políticas.
Identificar a estrutura
e a dinâmica da população no continente
africano.
- Compreender o processo histórico de
reorganização espacial africana, enfatizando Questões econômicas, políticas, culturais, étnicas
e sociais, tais como o mercado, a urbanização,
as migrações, os conflitos.
as epidemias etc.
.

Ler mapas e localizar no contexto estudado;
Utilizar diferentes linguagens nas explicações;
Apresentação de trabalhos individuais e coletivos;
Leitura, interpretação e produção de textos;
Aula audiovisual;
Debates;
Exposição;
Estudo dirigido;
Pesquisas
Aulas expositivas;
Apoio do livro didático;
Internet;
Lousa;
Pincel;
Retroprojetor;
Instrumentos de medida;
Mapas;
Globo;
Sala
ambiente.

BIMESTRES

EIXO TEMÁTICO

CONTEÚDOS

COMPETÊNCIA/ HABILIDADES

METODOLOGIA

RECURSOS




B
I
M
E
S
T
R
E










UM SÓ MUNDO E MUITOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS

      Ø  Oceania.
Oceania – colonização e dinâmicas da natureza.
Oceania – espaço socioeconômico.

      Ø  Regiões polares.
Antártida.
Ártico.




Reconhecer a localização geográfica da Oceania na superfície terrestre, identificando seus limites
naturais, posição e localização.
Identificar os aspectos econômicos, políticos, socioculturais e ambientais da Oceania.
Leitura e interpretação de texto jornalístico.
Percepção da fragilidade dos elementos naturais antárticos e árticos, diante da exploração predatória e posicionamento em relação a sua defesa.
Leitura de cartum e fotografia.
Conscientização dos problemas decorrentes do degelo em razão do aquecimento global.


Ler mapas e localizar no contexto estudado;
Utilizar diferentes linguagens nas explicações;
Apresentação de trabalhos individuais e coletivos;
Leitura, interpretação e produção de textos;
Aula audiovisual;
Debates;
Exposição;
Estudo dirigido;
Pesquisas
Aulas expositivas;
Apoio do livro didático;
Internet;
Lousa;
Pincel;
Retroprojetor;
Instrumentos de medida;
Mapas;
Globo;
Sala
ambiente.


           
AVALIAÇÃO:
             O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico, buscando aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de recuperar os discentes por meio de:
·        Participação;
·        Atividades em sala;
·        Trabalhos em grupos e individual.
·        Avaliação por escrita.




REFERÊNCIAS
Lucci, Elian Alabi
Geografia: Homem & espaço: 9º ano / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco. – 27. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2015.
http://portal.mec.gov.br/          












Nenhum comentário:

Postar um comentário