PLANO
DE CURSO
COMPONENTE
CURRICULAR
GEOGRAFIA
Professor:
Julcelho
Marins da Silva
ANO/SÉRIE: 9°
SERINGUEIRAS-RO
2017
JUSTIFICATIVA:
A
Geografia tem por objetivo contribuir para uma leitura crítica das contradições
e conflitos inerentes a investigação sobre a dimensão do espaço geográfico no
âmbito natural, social, econômico e político. Enquanto ciência a disciplina de
geografia auxilia o sujeito aluno a interpretar o mundo, tornando-o capaz de
pensar o espaço e perceber-se como parte integrante dele.
Durante
algum tempo, acreditou-se que o desenvolvimento científico e tecnológico seria
suficiente para elevar as condições de vida de toda a humanidade a novos
patamares de bem-estar. Essa crença foi destruída pelo panorama de um mundo em
que as desigualdades, tanto entre as camadas de uma população quanto entre
países ou continentes, tornam-se mais profundas. Por ser uma disciplina que
estuda e desvelam essas relações, a Geografia tem lugar privilegiado na
construção, pelo aluno, do conhecimento do espaço historicamente produzido. E o
estudo da Geografia será fator fundamental na formação de um aluno cidadão, na
medida em que permitir a ele apropriar-se desse conhecimento e compreender
criticamente sua realidade e suas possibilidades de agir na transformação de um
mundo com relações mais justa e solidária
OBJETIVO:
Proporcionar condições e
oferecer ferramentas conceituais para que os alunos possam compreender de modo
crítico a maneira pela qual a realidade social é construída, e o quanto a ação
dos sujeitos resultam em diferenças modos de percepção dessa realidade. Ao
define e estabelecer como objetivo a busca de competências, mediante o
desenvolvimento de habilidades especificas, espera-se que a natureza relacional
do saber histórico contribua efetivamente para a formação de indivíduos indagadores,
criativos participantes efetivos na sociedade.
BIMESTRES
|
EIXO TEMÁTICO
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIA/
HABILIDADES
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
1°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
A
EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS E AS NOVAS TERRITORIALIDADES EM REDE.
UM
SÓ MUNDO E MUITOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS.
|
Ø Geopolítica e economia mundial.
A Guerra Fria
e o fim da URSS.
Geopolítica
atual.
Globalização.
Ø
Europa.
Europa -
dinâmica da natureza.
Europa - dinâmicas
demográficas e questões étnicas.
Europa –
realidade socioeconômica.
A Rússia.
|
Identificar
as diferentes fases do Capitalismo: comercial, Industrial e financeiro.
Relacionar Capitalismo, Imperialismo e
Guerras Mundiais
Compreender
os processos geopolíticos relacionados à Guerra Fria.
Analisar
os conflitos e disputas no espaço mundial
Contemporâneo.
Localizar
o continente europeu e observar seus limites geográficos.
Localizar
caracterizar e diferenciar as regiões européias, distinguindo as
unidades
naturais (tendo como base os biomas terrestres), econômicas, políticas e
culturais.
Identificar
a estrutura e a dinâmica da população no
continente
europeu
.
Compreender
a estrutura
produtiva
agropecuária
e
industrial no continente
europeu
, identificando
os
seus impactos ambientais
Compreender
as principais
questões
do continente europeu , tais como crise econômica de países membros da UE,
envelhecimento da população , migrações , conflitos , xenofobia etc.
|
Ler mapas e localizar no contexto
estudado;
Utilizar diferentes linguagens nas explicações;
Apresentação de trabalhos individuais
e coletivos;
Leitura, interpretação e produção de
textos;
Aula audiovisual;
Debates;
Exposição;
Estudo dirigido;
Pesquisas
|
Aulas
expositivas;
Apoio
do livro didático;
Internet;
Lousa;
Pincel;
Retroprojetor;
Instrumentos
de medida;
Mapas;
Globo;
Sala
ambiente.
|
BIMESTRES
|
EIXO TEMÁTICO
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIA/
HABILIDADES
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
2°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
UM SÓ
MUNDO E MUITOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
|
Ø
Ásia: diversidade, desenvolvimento e conflitos.
Ásia –
diversidade natural e questões ambientais.
Rússia.
Oriente Médio.
Japão e Tigres
Asiáticos.
China.
Índia.
|
Localizar
o continente
asiático
e observar seus limites geográficos
Analisar as dinâmicas
naturais
em sua relação com as dinâmicas socioeconômicas na
Ásia de
Monções.
Localizar
caracterizar
e
diferenciar as regiões
do
continente asiático,
distinguindo
as unidades
naturais
(tendo como base os biomas terrestres) e estacando
os
blocos econômicos
constituídos
na região
Compreender
a estrutura da produção agropecuária,
industrial
e cultural
nas
regiões da Ásia
(China,
Índia,Tigres Asiáticos e Japão).
Identificar
os impactos
do
modelo de produção
social
do espaço sobre o
meio
ambiente
|
Ler
mapas e localizar no contexto estudado;
Utilizar
diferentes linguagens nas explicações;
Apresentação
de trabalhos individuais e coletivos;
Leitura,
interpretação e produção de textos;
Aula
audiovisual;
Debates;
Exposição;
Estudo
dirigido;
Pesquisas
|
Aulas
expositivas;
Apoio
do livro didático;
Internet;
Lousa;
Pincel;
Retroprojetor;
Instrumentos
de medida;
Mapas;
Globo;
Sala
ambiente.
|
BIMESTRES
|
EIXO TEMÁTICO
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIA/
HABILIDADES
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
3°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
UM
SÓ MUNDO E MUITOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
|
Ø África.
África
– a influência externa.
África
– dinâmicas externas.
África
– dinâmica da natureza.
África
– realidade socioeconômica.
África
do Sul.
|
Localizar
o continente
africano
e observar
seus
limites geográficos.
Localizar,
caracterizar
e
diferenciar as regiões
africanas,
destacando as dinâmicas naturais
(tendo
como referência os biomas terrestres) e
as
relações culturais,
religiosas,
socioeconômicas e políticas.
Identificar
a estrutura
e a
dinâmica da população no continente
africano.
-
Compreender o processo histórico de
reorganização
espacial africana, enfatizando Questões econômicas, políticas, culturais,
étnicas
e
sociais, tais como o mercado, a urbanização,
as
migrações, os conflitos.
as
epidemias etc.
.
|
Ler
mapas e localizar no contexto estudado;
Utilizar
diferentes linguagens nas explicações;
Apresentação
de trabalhos individuais e coletivos;
Leitura,
interpretação e produção de textos;
Aula
audiovisual;
Debates;
Exposição;
Estudo
dirigido;
Pesquisas
|
Aulas
expositivas;
Apoio
do livro didático;
Internet;
Lousa;
Pincel;
Retroprojetor;
Instrumentos
de medida;
Mapas;
Globo;
Sala
ambiente.
|
BIMESTRES
|
EIXO TEMÁTICO
|
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIA/
HABILIDADES
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
4°
B
I
M
E
S
T
R
E
|
UM
SÓ MUNDO E MUITOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
|
Ø
Oceania.
Oceania –
colonização e dinâmicas da natureza.
Oceania –
espaço socioeconômico.
Ø
Regiões polares.
Antártida.
Ártico.
|
Reconhecer
a localização geográfica da Oceania na superfície terrestre, identificando
seus limites
naturais,
posição e localização.
Identificar
os aspectos econômicos, políticos, socioculturais e ambientais da Oceania.
Leitura
e interpretação de texto jornalístico.
Percepção
da fragilidade dos elementos naturais antárticos e árticos, diante da
exploração predatória e posicionamento em relação a sua defesa.
Leitura
de cartum e fotografia.
Conscientização
dos problemas decorrentes do degelo em razão do aquecimento global.
|
Ler
mapas e localizar no contexto estudado;
Utilizar
diferentes linguagens nas explicações;
Apresentação
de trabalhos individuais e coletivos;
Leitura,
interpretação e produção de textos;
Aula
audiovisual;
Debates;
Exposição;
Estudo
dirigido;
Pesquisas
|
Aulas
expositivas;
Apoio
do livro didático;
Internet;
Lousa;
Pincel;
Retroprojetor;
Instrumentos
de medida;
Mapas;
Globo;
Sala
ambiente.
|
AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação
será contínuo e diagnóstico, buscando aplicar os critérios avaliativos na
aprendizagem do aluno, com o objetivo de recuperar os discentes por meio de:
·
Participação;
·
Atividades em sala;
·
Trabalhos em grupos e individual.
·
Avaliação por escrita.
REFERÊNCIAS
Lucci, Elian Alabi
Geografia: Homem & espaço: 9º ano / Elian Alabi Lucci, Anselmo
Lazaro Branco. – 27. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário